Por que falar de redes?

11/06/2014 21:59

Primeiramente, antes de qualquer coisa, quero dizer que falarei sobre redes de computadores e afins. Na forma de artigos esporádicos, não estou fazendo aqui cursos sobre os assuntos. E logicamente, sugestões, criticas e duvidas(coerentes) serão bem vindas.

 

Minha ideia é de começar com ensinamentos básicos, como configurações em PCs client (Fala-se “claient” ou PC cliente, é o computador do usuário, como esse seu Windows 7 pirata ai...) tanto em ambientes Windows quanto Linux, conceitos de IPv4, entre outros.

 

Claro que não vai ficar só no básico, pro pessoal mais avançado teremos assuntos mais interessantes, de cabeça posso falar de IPv6, implementação de serviços de rede, como DHCP, FTP, AD(conhecido vulgarmente como Active Directory)tanto em Windows server(devo usar o 2008, ou o 2008r2) quanto em Linux Server(Debian 7.5, ou a versão mais nova).

 

Além de tudo citado acima, quando se fala de redes, tem que falar bastante sobre CISCO, se sua pessoa não sabe, a CISCO é a maior empresa fabricante e desenvolvedora de equipamentos de redes, roteadores, switches, firewalls, entre outros. E entre as certificações (ah sim...AS CERTIFICAÇÕES...)que os bons profissionais de redes devem ter, sempre veremos as certificações cisco: CCNA(Cisco Certified Network Associate), CCNP(Cisco Certified Network Professional), entre varias outras. Por isso falarei sobre configurações de equipamentos, protocolos de rede (roteamento principalmente)

 

Bom, por enquanto minhas ideias são essas. Caso você que está lendo ache que eu deva falar sobre alguma outra coisa do assunto, algum programa interessante (uma dica, TrueCrypt) comente. E mais uma coisa, importantíssima, se você gostou deste artigo não deixe de compartilhar com seus amigos, compartilhe também o HardwareMutante e opine sobre os posts. Não custa nada e nos ajuda a melhorar cada vez mais.